ODONTOLOGIA

Home / ODONTOLOGIA
aparelhos3

ORTODONTIA/APARELHOS ORTODÔNTICOS

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.

implantes2

IMPLANTES

Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Endodontia2

ENDODONTIA (CANAL)

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Odontopediatria2

ODONTOPEDIATRIA

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

cirurgia

CIRURGIA

Dentes inclusos, pouco osso para colocação de implantes, alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face são problemas que devem ser rigorosamente avaliados e posteriormente corrigidos. A maioria dos procedimentos são facilmente contornados em cirurgias realizadas no próprio consultório com anestesia local e em alguns casos com sedação consciente com uso de oxido nitroso.

protese2

PRÓTESE

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

dentista

DENTÍSTICA

Clareamento dentário
É o tratamento que visa a remoção de manchas e escurecimento dos dentes. Existem diversos tipos de clareamento dentário, é necessário uma avaliação do Cirurgião-Dentista para determinar o tratamento adequado para cada paciente.

Restauração de dente

Popularmente conhecidas como “Obturações”, é o tratamento que visa recuperar parte do dente danificada por cárie, fratura ou desgaste dental.

Odontologia estética

São procedimentos que envolvem além de Coroas e Facetas, Clareamento Dental e outros artifícios para que o sorriso do paciente fique próximo ou idêntico ao idealizado. Pode ser feito em programas de computador, porém casos de grandes reabilitações dependem de critérios técnicos.

Confira outros tratamentos!